Apr 20, 2007

2ª edição do maior fórum brasileiro sobre utilização de tecnologia móvel pelo Governo

Diminuir a distância entre governo e cidadão, ampliando a oferta de serviços para a população: esta é uma das principais propostas de um conjunto de práticas conhecidas como M-Gov, ou Governo Móvel, iniciativa que valida o uso da mobilidade, principalmente, sob a forma de telefonia celular, em benefício da sociedade. Para antecipar tendências e discutir as novas iniciativas do segmento, o Instituto Conip apresenta a segunda edição do M-Gov Cidadania Móvel, que acontece entre os dias 23 e 24/04, das 8h30 às 19h, em São Paulo.

Responsável pelos mais importantes eventos de tecnologia aplicada à área governamental, o Instituto Conip é pioneiro em fomentar novas discussões e apresentar os principais cases de utilização de telefonia móvel no setor público. "Nessa edição do M-Gov ampliamos as discussões com foco no benefício direto para o cidadão e em como o governo pode atender as demandas cada vez mais específicas da sociedade", afirma Vagner Diniz, presidente do Instituto Conip.

Em sua segunda edição, o M-Gov Cidadania Móvel pretende receber mais de 150 participantes, entre fabricantes, gestores e decisores da área governamental, que estarão presentes no evento para anunciar investimentos, apresentar as melhores práticas na área, ofertar serviços e buscar modelos que superem as barreiras que podem atrapalhar a implementação das novas tecnologias de comunicação sem fio e que mobilidade podem ser utilizadas em serviços de governo eletrônico.

Futuro da mobilidade

Entre os destaques do M-Gov 2007 está o painel "Que serviços os governos gostariam de oferecer em dispositivos móveis?", em que diversos representantes do governo apresentam sua visão sobre o futuro da mobilidade no País. Patrícia Pessi, Diretora de Governo Eletrônico do Governo Federal; Paulo Pinto, Secretário de Tecnologia da Informação do Supremo Tribunal Federal; Beatriz Lanza, Coordenadora de e-Cidadania do Governo do Paraná; Leonardo Brandão de Oliveira Britto, Superintendente de Tecnologia da Prodam; e Cláudio Silva Miranda, Diretor da SSADE, Prodasen-Senado Federal estão entre os participantes do painel.

A palestra "Estágio do marco regulatório dos serviços móveis", com Nelson Mitsuo Takayanagi, Gerente Geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Anatel, também está entre as iniciativas em evidência durante o evento, uma vez que o órgão tem função regulatória na definição das condições que viabilizam a expansão de serviços móveis.

Confira abaixo outros destaques dessa edição. Para acessar a programação completa acesse: http://www.conip.com.br/mgov2007/programacao.php

O que é M-gov

Mobile Government, M-gov ou cidadania móvel, é o termo que define a utilização de tecnologia móvel (como celulares, palms, notebooks, etc ) pelo governo como forma de ampliar a oferta de serviços para o cidadão. A iniciativa se torna possível devido ao desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação sem fio (wireless) e da popularização de equipamentos portáteis. A grande quantidade de celulares em uso no Brasil fez com que essa tecnologia se destacasse em iniciativas de M-Gov.

Sobre o M-Gov

Em sua segunda edição, o evento tem como objetivo promover o debate e a apresentação de casos de sucesso que estimulem a reflexão sobre utilização adoção da mobilidade nos governos. O evento reúne diretores e gerentes do setor público e privado para debaterem sobre as melhores práticas de serviços públicos entregues por meio de dispositivos móveis. A primeira edição do M-Gov reuniu mais de 10 melhores práticas de serviços públicos entregues por meio de dispositivos móveis. Cerca de 150 diretores e gerentes do setor público e privado participaram da programação, formada por painéis de debates e apresentação de cases que estimulam e refletem sobre a adoção da mobilidade nos governos.

Sobre o Conip

O CONIP Planejamento e Assessoria tem 13 anos bem-sucedidos do evento CONIP - Congresso de Informática Pública. A empresa adquiriu excelência reconhecida na execução de processos relacionados à identificação, seleção, reunião e apresentação ao público das melhores iniciativas no uso de TI na gestão pública. Por isso é hoje o braço executivo das atividades da marca CONIP, organizando eventos, encontros, prêmios e missões internacionais sempre com a marca de qualidade reconhecida.

Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Publicado no site Consumidor-RS em 20 de abril/2007

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.