Mar 20, 2008

Seminário W3C "Tecnologias Móveis: seu papel na Promoção do Desenvolvimento Social"

O objetivo do seminário W3C “Tecnologias Móveis: seu papel na Promoção do Desenvolvimento Social”, é compreender os desafios específicos com os quais nos deparamos ao disponibilizar serviços por meio de telefonia móvel e web para populações dos países em desenvolvimento.

Indivíduos e organizações que se interessam pelo assunto e desejam participar do seminário devem submeter uma declaração de interesse ao Comitê de Programa (por e-mail para team-m4d-ws-submit@w3.org). Saiba mais sobre os procedimentos para participação a seguir.
Seja um patrocinador do Seminário e desfrute de diversos benefícios.

Organização do Workshop
Esse seminário é uma ação da W3C Mobile Web Initiative, que visa identificar e prover soluções para os desafios e questões relativas ao acesso à web quando se está em movimento.

O W3C agradece aos parceiros brasileiros NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br) e Instituto CONIP. Este Seminário conta com o apoio financeiro da European Union's 7th Research Framework Programme (FP7) , que faz parte do projeto Digital World Forum, que objetiva explorar as possibilidades de aproveitar ao máximo as tecnologias de baixo custo na infraestrutura e disposítivos para banda larga para promover a inclusão digital.

Justificativa
A emergência das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), da Web e da Internet, em particular, no final dos anos 80, mudou o mundo ao oferecer um novo paradigma em comunicação, intercâmbio e comércio. Entretanto, enquanto a nova Sociedade da Informação está ainda em desenvolvimento, um novo abismo surgiu para aqueles que não possuem acesso efetivo e regular e habilidade para usar as tecnologias digitais. Esse processo é denominado como Exclusão Digital, que afeta especialmente os países em desenvolvimento.

Por outro lado, as TICs apresentam uma excelente oportunidade para o mundo em desenvolvimento. Prover serviços básicos de saúde, educação, comércio e serviços públicos é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e para garantir o desenvolvimento sustentável. O uso das TICs talvez seja a única maneira de levar da maneira mais fácil esses serviços a essas populações. Portanto, é fundamental promover a Inclusão Digital.

Neste contexto, entendemos que a explosão no uso da telefonia móvel é uma grande chance para os países em desenvolvimento. Até o final deste ano, de acordo com a GSMA e a UIT, o total de pessoas que usarão telefonia móvel alcançará 2,7 bilhões, e 80% da população mundial estará coberta por tecnologia GSM. Estes números ilustram o potencial da plataforma móvel como a solução correta para a oferta de serviços comparada às outras opções.

Um primeiro passo na viabilização desse potencial foi o surgimento nos últimos dois anos de várias histórias de sucesso de uso da telefonia móvel em países em desenvolvimento. Entretanto, ainda existe uma distância entre o desenvolvimento de alguns poucos serviços que podem ser considerados como prova de conceito e a disponibilização de milhares de serviços em todo o mundo. Para encurtar essa distância, é essencial entender os principais desafios de integrar TICs no cotidiano das comunidades desprivilegiadas e melhorar a qualidade de vida da população.

Escopo do seminário
O objetivo desse Seminário é identificar os desafios de se usar TICs no desenvolvimento e avaliar como as tecnologias Web e de telefonia móvel poderia ser uma saída a se explorar.

Um tópico específico desse Seminário é o e-Gov, isto é, identificar os desafios de oferecer serviços de governo eletrônico para cidadãos desprivilegiados e as oportunidades e desafios oferecidos pela telefonia móvel nesse contexto.
Como contribuição para esse Seminário, o W3C produziu um white paper público que resume essas questões.

O objetivo do Seminário é prover uma contribuição à W3C Mobile Web Initiative, e ao Grupo W3C de Interesse Telefonia Móvel para o Desenvolvimento Social, também para o item de trabalho eGovernment no W3C. Os tópicos abaixo estão no foco do Seminário:

* Análise de casos de sucesso / projetos aplicados em:
o Uso de telefonia móvel em projetos de desenvolvimento,
o Uso da Web em projetos de desenvolvimento,
o Implantação de serviços públicos em países em desenvolvimento.
* Pontos fortes e fracos da tecnologia SMS comparada à Web em dispositivo móvel e à tecnologia de voz
* Diferenças regionais na Ásia/África/Europa Central/Oriente Médio/América do Sul
* Desafio de levar as TICs para as áreas/comunidades rurais
* Os desafios da usabilidade e das interfaces homem-computador aplicadas aos navegadores em dispositivos móveis e ao conteúdo móvel para populações sem conhecimento técnico e sem experiência prévia com computador
* Desafios e soluções potenciais no combate ao analfabetismo
* Uso das tecnologias móveis para atendimento de emergência nas áreas rurais
* Análise sobre o impacto da telefonia móvel e/ou a Web na melhoria da qualidade de vida das populações dos países em desenvolvimento (Educação, Saúde etc.)
* Papel das tecnologias/aplicações de voz e multimodais
* Desafios para o desenvolvimento e implantação de serviços baseados nas TICs para atender as comunidades rurais
* Comparação entre as diferentes plataformas que potencialmente apoiarão o desenvolvimento das TICs (telefonia móvel, laptop de baixo custo, telecentros, etc.)
* Oportunidades e desafios das TICs no desenvolvimento social e humano
* Desafios da sustentabilidade, escalabilidade e replicabilidade
* Desafios e oportunidade de integração da telefonia móvel em projetos de governo eletrônico (mGov)

Data
O workshop será realizado dias 2 e 3 de junho de 2008.

Patrocínio
Empresas e organizações públicas estão gentilmente convidadas a patrocinar esse Seminário. Dando seqüência ao modelo bem-sucedido de patrocínio desenvolvido para a edição desse Seminário em 2006, esperamos que empresas e organizações públicas considerem as oportunidades de participação deste evento internacional.

Esse patrocínio é uma oportunidade de marketing que oferece aos patrocinadores visibilidade para suas empresas e organizações e enfatiza o comprometimento com os objetivos do W3C para esse tema. Os patrocinadores terão acesso ao grupo de pessoas que estão decidindo o futuro da Web no mundo, bem como àqueles que entendem que a Web é uma infra-estrutura crítica para o desenvolvimento e para superar a exclusão digital.

Patrocinadores estarão associados diretamente ao evento que reunirá no mesmo lugar especialistas em tecnologias móveis na Web e especialistas em Inclusão Digital que promoverão o uso da Web e da telefonia móvel para alavancar o desenvolvimento dos países, especialmente aqueles ainda em desenvolvimento.
Estão disponíveis três categorias de patrocínio: Platina, Prata e Ouro, que oferecem um conjunto de benefícios. Todos os detalhes de cada categoria podem ser encontrados no link a seguir: Patrocínios.

Este programa de patrocínio foi desenhado para tornar possível a participação de indivíduos e organizações com um nível de especialização que interessa ao evento, mas que por motivos de custos de viagem e hospedagem estão impossibilitados de participar.

Para mais informações e manifestação de interesse, por favor, contate: vagner@nic.br. A data limite para a adesão ao patrocínio é dia 20 de maio de 2008.

Local do evento
O workshop será realizado em São Paulo, Brasil, na Fecomercio Conference Center. Maiores detalhes estarão disponíveis em breve.

Línguas oficiais
Tanto o documento de interesse como os slides de apresentação deverão ser apresentados em Inglês. O Seminário terá tradução simultânea para o Português, Inglês e Espanhol. Portanto, palestrantes e participantes poderão utilizar qualquer uma das 3 línguas.

Participação
Para garantir discussões produtivas, o Seminário está limitado a 100 participantes. Está aberto a não-membros do W3C e cada organização poderá indicar no máximo 2 participantes.

O envio de um documento de manifestação de interesse em participar do Seminário é obrigatório. Cada organização ou indivíduo que desejem participar devem submeter esse documento explicando seu interesse até o dia 20 de abril de 2008. A intenção é garantir que os participantes tenham um interesse efetivo no tema e que o Seminário vai se beneficiar da presença deles.

O documento deve conter entre 1 e 5 páginas e ser enviado em formato XHTML/HTML válido (por favor, use o W3C Markup Validation Service ) ou em PDF) para: team-m4d-ws-submit@w3.org

Todos os documentos de interesse recebidos estarão disponíveis no sítio da Web do Seminário. Esse sítio será público, portanto, documentos de interesse e os slides de apresentação não deverão conter restrições à publicação. Os slides dos palestrantes também estarão disponíveis no sítio da Web após o Seminário. Não haverá publicação de anais.

Para se inscrever, é necessário registrar-se por meio de um formulário. O link para esse formulário será enviado assim que o documento de interesse for aprovado.

A participação no Seminário é GRATUITA. Não haverá taxa de participação.

Nota: Para facilitar o planejamento do Seminário pelos organizadores, por favor, envie o mais rápido possível um e-mail para team-m4d-ws-submit@w3.org informando:

* Que alguém de sua empresa ou organização pública pretende enviar um documento de interesse,
* Se pretende enviar um ou dois representantes,
* Se deseja fazer uma apresentação.

É importante ressaltar que essa manifestação de interesse não significa que você está inscrito no Seminário. É necessário enviar um documento de interesse, que será submetido à aprovação do Comitê de Programa.

Profissionais de imprensa devem fazer contato com w3t-pr@w3.org e/ou Marie-Claire Forgue, W3C Communications (mcf@w3.org)

Participantes
O W3C encoraja aos seus membros e ao público em geral a participarem do Seminário. Os organizadores estão esperando para esse Seminário pessoas cujas atividades tenham foco em:

* Fundações de financiamento e gerenciamento de projetos de desenvolvimento com o uso de TICs
* Empresas e organizações que fornecem produtos, serviços, conteúdo, aplicativos e infra-estrutura na área de TICs em países em desenvolvimento
* Indivíduos que tenham experiência em projetos populares de uso de TICs para o desenvolvimento
* Indivíduos que atuam de um modo geral com TICs para o desenvolvimento (ICT4D)
* Indivíduos com experiência em mobilidade
* Indivíduos com experiência em e-Gov
* Especialistas em web
* Especialistas em acessibilidade
* Especialistas em Inclusão digital
* Especialistas em interface móvel homem-computador em países em desenvolvimento
* Especialistas no uso de telefonia móvel para o desenvolvimento

Agenda
A agenda será divulgada após o recebimento e avaliação dos documentos de interesse recebidos.
Datas importantes

Por favor, anote as seguintes datas:

* O mais rápido possível – Documento de interesse
* 20 abril 2008: Obrigatório o envio do Documento de interesse
* 1° maio 2008: Esboço opcional da apresentação (visão geral e tópicos)
* 8 maio 2008: Decisão do comitê sobre as participações e as apresentações
* 25 maio 2008: Entrega da versão final das apresentações e inscrição
* 2-3 junho 2008: Seminário de dois dias em São Paulo

Mailing List
Consultas ou comentários sobre esse seminário podem ser enviados para a lista pública public-mwi-ec@w3.org . O arquivo do mailing list será visível a todos.
Comitê de Programa

O Comitê de Programa pode ser contatado pelo e-mail: team-m4d-ws-pc@w3.org
Até o momento, o Comitê de Programa está composto por:

o Dan Appelquist (Vodafone)
o Ken Banks (kiwanja.net)
o Anthony Bloome (Peace Corps)
o Vagner Diniz (Brazilian Network Information Center-NIC.br, W3C Brazil Office Manager)
o Philipp Hoschka (W3C)
o Ibrahim Kushchu (Mobile Government Consortium International)
o Arun Tanksali (Jataayu Software)
o Garland Phillips (Motorola)

Nota: O Comitê de Programa está ainda em construção

Moderadores do Workshop
* Jose Manuel Alonso (W3C / CTIC)
* Stéphane Boyera (W3C )

Stéphane Boyera, Mobile Web Initiative

Última atualização: 27/02/2008 14:00:50

Copyright © 2008 W3C® (MIT, ERCIM, Keio), All Rights Reserved. W3C liability, trademark, document use and software licensing rules apply. Your interactions with this site are in accordance with our public and Member privacy statements.

Fonte: Site Conip