Nov 24, 2011

Lançamento de livro digital da atriz Yara Sarmento marca a inauguração de novo espaço cultural na Celepar

A Companhia de Informática do Paraná completa 47 anos amanhã (24). São quase cinco décadas promovendo tecnologia da informação com qualidade, tendo, ao longo destes anos, a cultura como uma grande aliada e na biblioteca uma importante ferramenta para semear o conhecimento. Estas foram algumas das colocações feitas pelo presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite ao inaugurar a nova Biblioteca Técnica e Espaço da Educação e do Saber, ao lado da presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, da atriz e escritora paranaense Yara Sarmento e do diretor administrativo-financeiro Lucio Alberto Hansel.


Na ocasião, o presidente destacou o importante papel da cultura no processo de educação e evolução tecnológica, um dos requisitos da gestão Beto Richa voltada à modernidade. “Graças a muitos dos nossos empregados, que aliaram o trabalho à educação, sempre funcionou muito bem na Celepar essa convergência entre tecnologia e cultura”. Segundo ele, disseminar o conhecimento entre os empregados é uma das missões da empresa.

Após a cerimônia de inauguração, os convidados assistiram a palestra proferida por Yara Sarmento, na qual a artista apresentou seu livro “As Marés”, cedido para o acervo da biblioteca virtual da Celepar. Antes, porém, Mônica Rischbieter ressaltou a influência de Yara no cenário artístico paranaense. “Ela é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes nas artes cênicas do Paraná. Criou o nosso estimado troféu Gralha Azul e representa todas as vitórias e conquistas da classe artística local e regional”.

Emocionada, Yara agradeceu o carinho e o respeito com os quais foi recebida e ressaltou a importância desses projetos, tanto da biblioteca virtual quanto da física, que possibilitam a um grande número de pessoas o acesso à literatura. “Técnica ou não, a leitura é fundamental para a propagação do conhecimento. Iniciativas como esta da Celepar deveriam servir de exemplo para outras empresas públicas e privadas”, afirmou.

Livro Digital

Em comemoração à inauguração do Espaço da Educação e do Saber na Celepar, Yara Sarmento lançou seu livro “As Marés” em formato digital, disponibilizando-o à biblioteca virtual da empresa. Trata-se de uma coletânea de contos, reflexões, peças teatrais, roteiros para vídeos e curta-metragens e textos que funcionam como pontes entre a autobiografia da atriz e capítulos importantes da história da cultura paranaense.

O livro foi lançado este ano pela editora Autores Paranaenses e possui 240 páginas. A analista da Celepar, Beatriz Lanza, atuou como produtora executiva, participando, desde o início, de toda a concepção da obra. Além dela, a técnica Evelise Maria Sydney Silva fez a revisão ortográfica do conteúdo. Ou seja, a relação entre Yara e Celepar é forte e não por acaso a artista decidiu lançar o livro digital nesta ocasião.

Além do espaço físico no andar térreo da Celepar, a biblioteca também está na internet, reforçando o princípio da evolução tecnológica e disponibilizando os livros digitais (e-book) ao maior número possível de pessoas. O intuito em criar estes dois acervos é servir de ferramenta de apoio, colocando à disposição obras de cunho técnico, científico, cultural e entretenimento.

 Endereço eletrônico: www.bibliotecavirtual.celepar.pr.gov.br.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.