Jul 10, 2012

Pacientes e médicos veem benefícios em mHealth

Em levantamento, 98% dos médicos e 84% dos pacientes afirmaram perceber benefícios em soluções móveis.

Uma pesquisa realizada pela Ipsos Mori, a pedido da Associação GSM, mostrou que médicos e pacientes têm visão positiva a respeito de tecnologias móveis de saúde (mHealth). Nas entrevistas, feitas com 190 médicos (cardiologistas, endocrinologistas e clínicos) e com 194 pacientes (portadores de diabetes ou problemas cardiovasculares) os benefícios da mHealth foram percebidos por 98% dos médicos e por 84% dos pacientes. 

No levantamento entre médicos, 69% acreditam que os recursos de mHealth vão proporcionar-lhes melhores informações para diagnóstico e para tratamento; 68% acreditam que conseguirão, finalmente, monitoramento do paciente em tempo real; e 74% acham que a mHealth proporcionará ao paciente suporte e motivação para que ele consiga mudanças na dieta ou no estilo de vida. 

Para pacientes, os grandes benefícios percebidos são o monitoramento em tempo real (62%), melhor qualidade do acompanhamento (53%), redução na necessidade de consultas (54%), além de suporte e motivação para conseguir mudanças na dieta ou no estilo de vida (57%). 

Os dois públicos (94% dos médicos e 84% dos pacientes) concordam que a adoção de mHealth será maximizada, dependendo de alguns fatores críticos, como custo acessível do serviço (70% dos médicos e 60% dos pacientes), provas de que a mHealth traz resultados no tratamento (67% dos médicos), além de indicação do médico e possibilidade de utilizar a solução mesmo em viagens. 

A pesquisa baseou-se em entrevistas realizadas entre os dias 1 e 18 de junho, em São Paulo, e é parte de um estudo que envolve mais três países (EUA, Índia e China). Os resultados finais estarão prontos em meados de julho. (Da redação, com assessoria de imprensa).

Fonte: http://wirelessmundi.inf.br/noticias-geral/899-pacientes-e-medicos-veem-beneficios-em-mhealth

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.