Aug 13, 2012

O serviço será lançado durante fórum da RNP, que vai debater TICs, cidades digitais, tecnologias móveis e segurança na rede, além da educação e pesquisa no Brasil.

A RNP lança amanhã, dia 14, o serviço de conexão sem fio eduroam, que permitirá acesso gratuito à internet, em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil participante do projeto. A estimativa da RNP é que o serviço beneficie mais de um milhão de usuários nessas instituições. O eduroam é uma iniciativa internacional que oferece conexão sem fio gratuita através de Single Sign On (SSO) – ou seja, a utilização de uma única credencial (login e senha) para se logar – em instituições de ensino superior e pesquisa. O acesso também será permitido no exterior, em instituições acadêmicas que integrem a iniciatva.


Criado há dez anos, o eduroam é formado por centenas de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo. Atualmente, o serviço está presente em 54 países, estando a maior parcela na Europa, e possui 5.637 pontos de acesso. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa eduroam internacional.

O lançamento do serviço no Brasil acontece durante a 1ª edição do Fórum RNP, de 14 a 16 de agosto, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília. O evento debaterá a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Será uma oportunidade para que profissionais e gestores debatam os temas atuais em TIC, fomentando o diálogo na busca de soluções para o desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Inclusão digital, computação em nuvem, integração universidade-indústria, cidades digitais, tecnologias móveis de comunicação e segurança na rede são alguns dos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Fórum. 

Fonte: http://wirelessmundi.inf.br/noticias-geral/961-servico-de-conexao-sem-fio-da-rnp-podera-beneficiar-mais-de-1-milhao-de-usuario