Sep 20, 2012

Ester Kaufamn faz palestra na PUCPR e na FESP em Curitiba

Abaixo reproduzo as  duas notícias, uma da FESP e a outra da PUCPR, para registrar a passagem de Ester Kaufman em Curitiba, falando sobre governo eletrônico.

Além das duas palestras, Ester esteve também visitando a Celepar, onde ficou especialmente interessada no processo que envolve a Gestão de Conhecimento do Estado.

FESP RECEBE PALESTRANTE INTERNACIONAL

Especialista em governo eletrônico disponibiliza versão digital de obra recém publica sobre estudos e experiências no Canadá

A argentina Ester Kaufman é advogada, mestre em Ciências Sociais
A Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) recebeu ontem (18) a advogada Ester Kaufman, especialista em governo eletrônico e que também atua como investigadora do desenvolvimento em Bach Office e intranet para integração multicanal, programa desenvolvido no Canadá.
A palestra fez parte do programa Administração em Foco e contou com a apresentação sobre o contexto da pesquisa de Ester no Canadá, que tem como resultado o livro recém-publicado pela especialista sob o título “Aportes para el Gobierno Abierto y la entrega de servicios: experiencias canadienses”.
Durante pouco mais de uma hora a especialista falou sobre os diferentes aspectos nos três níveis do governo canadense. “Nós conseguimos registrar e fazer um importante mapeamento de como é o processo de criação do serviço no Canadá, com cases de cidadãos, serviços prestados por multinacionais integradas onde a expertise de conhecimento acabou sendo base de reflexão do tema governo eletrônico”, disse durante a palestra feita para alunos de todos os cursos da FESP.

Os professores, Edison Luiz Dias, Beatriz Lanza e Fernando Pianaro ao lado de Ester Kaufman e do diretor acadêmico da FESP, prof. Luiz Fernando Ferreira da Costa
Durante a apresentação do tema, feita em espanhol, Ester Kaufman falou sobre gerenciamento de informações e registros, o poder e competências, fez breves menções sobre governança público-privada e estruturas de prestação de serviços para o envolvimento público na gestão da política.
“O governo eletrônico tem um papel fundamental para qualquer economia”, disse aos alunos. Atualmente, o Brasil ocupa a 59ª posição entre os 193 países avaliados, no ranking 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre governo eletrônico. O País subiu duas posições em relação ao levantamento feito há dois anos, segundo o Programa de Administração Pública da ONU.
Este ranking leva em consideração a capacidade e a vontade do setor público de adotar tecnologia da informação e da comunicação para melhorar o conhecimento e a disseminação da informação em benefício dos cidadãos. A capacidade é demonstrada pelos esforços financeiros, de infraestrutura e capital humano e também pelo poder regulatório e administrativo do Estado. A vontade, por sua vez, é expressa pelo compromisso do governo de prover informação e conhecimento aos cidadãos.
Destaque
Ester Kaufman é Advogada, Mestre em Ciências Sociais. Pós-graduação em Planificación y Gestión de Proyectos de Cooperación para el Desarrollo en los Ámbitos de la Educación, la Ciencia y la Cultura. Investigadora do desenvlvimento canadense em Back Office e Intranet 2.0 para a integração multicanal, do Programa Understanding Canada (2010-2011). Coordenadora Acadêmica de Curso Iberoamericano de Ambientes Web y gestión colaborativa para la entrega de servicios da EIAPP – INAP Secretaría de Gestão Pública – CLAD (2012-2013).
O livro “Aportes para el Gobierno Abierto y la entrega de servicios” está disponível para acesso através do formato digital. Para acessá-lo clique aqui.
Por Kelson Henrique
Jornalista
Faculdade de Educação Superior do Paraná FESP
55 41 3028-6563   Assessoria de Imprensa
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

A reunião foi aberta pela Professora Alexandra, apresentando Ester Kaufman.
Ester falando ao Grupo de Pesquisa
Ester Kaufman é Advogada, Mestre em Ciências Sociais. Pós-graduação em Planificación y Gestión de Proyectos de Cooperación para el Desarrollo en los Ámbitos de la Educación, la Ciencia y la Cultura. Investigadora do desenvlvimento canadense em Back Office e Intranet 2.0 para a integração multicanal, do Programa Understanding Canada (2010-2011). Coordenadora Acadêmica de Curso Iberoamericano de Ambientes Web y gestión colaborativa para la entrega de servicios da EIAPP – INAP Secretaría de Gestão Pública – CLAD (2012-2013).
Quandt, Ester, Alexandra e Alex
Ester Kaufman iniciou a sua apresentação falando do contexto da sua pesquisa no Canadá, que resultou no livro "Aportes para el Gobierno Abierto y la entrega de servicios: Experiencias canadienses".

O livro é resultado da pesquisa realizada no Program Academic Improvement EFF / BCS: Understanding Canada, sobre os diferentes aspectos nos três níveis do governo canadense. Mostra como é o processo de criação do serviço único canadense, com abordagem centrada no cidadão, serviços prestados por multicanal integrado com uma base de conhecimento único e gestão do conhecimento. Aborda os critérios explícitos de treinamento para os funcionários que trabalham na prestação de serviços.
Clique aqui para acessar o Livro Digital
O livro trata de temas como: gerenciamento de informações e registros, dados abertos, acesso à informação e privacidade CIO, poder e competências; governança público-privada e estruturas de prestação de serviços para o envolvimento público na gestão da política. 

Todos os detalhes da apresentação estão nos slides abaixo, autorizados pela autora para publicação.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.