Feb 14, 2013

Boston (EUA) lança aplicativo de controle de políticas públicas

Prefeitura de Boston disponibiliza dados para cidadãos acompanharem ações do município, por meio de um aplicativo no celular e um site.

Em Boston, uma das principais cidades dos Estados Unidos, um aplicativo para celular e um site estão ajudando a população a acompanhar o trabalho da prefeitura. Lançado em maio, o programa Boston About Results (Boston sobre resultados, numa tradução literal) disponibiliza em diferentes canais de comunicação, desde o início de dezembro, dados coletados por agentes do poder municipal. A iniciativa permite aos moradores da cidade acompanhar o andamento de obras e políticas e demandar ações em sua vizinhança por meio da internet.
O site e o aplicativo Citizen Insight apontam diversos números da prefeitura, apresentados em forma de gráficos temporais. A base de dados de cada ação varia. Algumas possuem informações desde 2009, outras, de 2011. Todas as visualizações, no entanto, mostram a meta apresentada pelo poder municipal e seu desempenho. 
Ao todo, 200 indicadores, de 45 departamentos, estão disponíveis. Segundo o jornal Boston Globe, o número equivale a 10% das ações municipais.
É possível saber, por exemplo, que a prefeitura não está cumprindo sua meta de plantio de árvores por mês, mas que em outros anos isso foi alcançado. Também permite ver que o registro de crimes está 4% menor do que prometido pela prefeitura. O site possibilita conhecer as promessas do poder público e saber como está estruturado cada programa municipal. As informações também são utilizadas pela prefeitura para avaliar as próprias atividades. 
Outra oportunidade é demandar ações pelo aplicativo do telefone. Os cidadãos que possuem o Citizen Insight em seu smartphone podem, por exemplo, fotografar o buraco de sua rua e enviar o arquivo à prefeitura, identificando onde a foto foi tirada. A secretaria responsável, então, envia uma equipe para reparar o problema. O tempo decorrido entre a reclamação e ação também serve de parâmetro para avaliar o trabalho da prefeitura e aparece no gráfico de velocidade de resolução de chamados.
“Coletar informações e compartilhar esses dados ajuda as agências municipais a entender quais programas estão funcionando, mudar os que não estão e prover um nível de accountability para a entrega de serviços”, afirmou o prefeito, Thomas Menino, no lançamento do site.
O programa é uma parceria da prefeitura com a SAP, empresa de tecnologia. O contrato de modernização do banco de dados municipal custou 650 mil dólares aos cofres públicos. “Ele proporcionou uma mudança de cultura no governo”, afirmou a presidente da empresa, Geraldine McBride, por meio de comunicado.
O programa, no entanto, recebeu algumas críticas. Segundo estudiosos, ele falha em ainda ser pequeno e por não oferecer comparação com cidades próximas ou do mesmo tamanho em outros estados.

Data: 14 de dezembro de 2012
Autor: Marcelo Medeiros, com informações da SAP e da prefeitura de Boston

Fonte: http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/boston-eua-lana-aplicativo-de-controle-de-polticas-pblicas

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.