Sep 23, 2016

Pesquisa projeta o Estado do Paraná em cenário internacional

Boas Práticas de agentes públicos transformam-se em revistaO Governo do Estado, por meio da Escola de Gestão do Paraná, está lançando a primeira edição da Revista Inovação em Gestão Pública/PR, que tem o objetivo de dar visibilidade a boas práticas desenvolvidas e implantadas por agentes públicos. A revista será veiculada pelo meio eletrônico, com alguns exemplares impressos.

“Compartilhar ideias como está sendo proposto pela Escola de Gestão do Paraná, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, é ampliar o sentido do serviço público, que exige que cada um seja bom naquilo que faz e, ao mesmo tempo, trabalhe em conjunto aproveitando o que de bom o outro fez”, registrou o secretário da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes, no editorial.

De acordo com a diretora da Escola de Gestão, Francine Lia Wosniak, “dentre as redefinições de estratégias em gestão pública encontram-se alguns dos maiores desafios da Escola de Gestão do Paraná: transformar conhecimento de servidores em conhecimento organizacional; redefinir formas de ensino-aprendizagem; estimular o trabalho colaborativo para obter soluções práticas e inovadoras; e provocar mudanças que otimizem tempo, recursos e sejam compatíveis com as diretrizes e agenda estratégica de governo".

A revista faz parte de um programa maior desenvolvido pelo Estado, com vistas à melhoria na qualidade da formação e capacitação intelectual dos servidores públicos estaduais e municipais, de um lado, e na divulgação e compartilhamento de boas práticas, de outro.

O primeiro projeto ganhou o nome de Programa de Aprendizagem para Resultados, desenvolvido com a consultoria do Instituto Publix e com financiamento do Banco Mundial. Estruturado em 11 trilhas de desenvolvimento para o aprendizado, é composto por um conjunto de cursos, seminários e workshops, elencados com base num diagnóstico de competências essenciais de gestão pública, a serem desenvolvidos na administração estadual. “As trilhas representam caminhos de aprendizagem que o servidor poderá escolher para contribuir com a melhoria de seu desempenho profissional. Foram estruturadas em áreas consideradas estratégicas à administração estadual”, disse a diretora da Escola de Gestão.

Outra vertente é o Observatório de Inovação em Gestão Pública, um espaço virtual de compartilhamento de ações, desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que está disponível para acesso nos sites do governo. Nele são publicadas as boas práticas de gestão e os conhecimentos acadêmicos produzidos pelos agentes públicos, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Com o lançamento da revista, que terá periodicidade trimestral, o Governo do Estado visa à valorização do servidor que, por iniciativa própria ou estimulada, desenvolve uma boa prática e promove mudanças em seu local de trabalho. A publicação pretende que cada inovação implantada tenha o máximo de visibilidade e seja alvo de discussões, criando condições de ser replicada em outras áreas da administração. 

Você também poderá participar! Compartilhe sua iniciativa no Observatório de Inovação em Gestão Pública no Paraná.

Para acessar a Revista, CLIQUE AQUI.




Matéria publicada em 12/09/2016 pela Escola de Gestão do Governo do Paraná

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.