Oct 14, 2016

Detran Fácil é tema de trabalho acadêmico sobre Governo Móvel

O sistema Detran Fácil, que reúne serviços digitais do Departamento de Trânsito do Paraná, é tema de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado sobre os 16 anos de Governo Móvel no Estado. Os trabalhos, desenvolvidos pela analista sênior da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Beatriz Lanza, mostram os impactos positivos da tecnologia na prestação de serviços públicos.



“O Detran foi um ator importante em todo esse processo, foi o primeiro a utilizar o Governo Móvel (mGov) no Paraná. Em 2001, fez parte da fase de prospecção deste projeto utilizando uma tecnologia que permite aos aparelhos portáteis o acesso à internet, e em seguida utilizando a tecnologia SMS, inovadora na época”, explica Beatriz.

A plataforma Detran Fácil foi a primeira a ser analisada na pesquisa, ainda em 2013, e serviu de projeto piloto e parâmetro para os demais. Somente os projetos de mGov com o uso da tecnologia SMS (short message service) fizeram parte do escopo desta pesquisa.

“De acordo com Anatel, o Brasil tem 126 telefones celulares para cada 100 habitantes. Apenas 58% acessam a internet pelo telefone celular, mas todos os telefones celulares possuem SMS. Por isso, além do caráter científico, a intenção da pesquisa é democratizar o conhecimento”, conta ela.

“Só o fato de documentar um conjunto de projetos que foram referência importante para o país, já seria relevante para manter o histórico para o Estado”, completa.

REPERCUSSÃO – O Governo do Paraná ocupa um papel de destaque nacional e internacionalmente na área de Governo Móvel com uso de SMS. Em 2000, o Estado foi pioneiro no uso desta tecnologia. Em 2006, ganhou o principal prêmio de Governo eletrônico do Brasil, pelo conjunto da obra com uso de SMS. Além do troféu, foi convidado a apresentar este projeto no principal evento de Governo Digital do Canadá.

A tese de doutorado de Beatriz, sobre os projetos desenvolvidos na área até 2015, foi apresentado também nos Estados Unidos, Grécia e Uruguai, além de receber destaque na Escola de Gestão do Governo do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran Paraná, 10/10/2016

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.