Nov 8, 2016

Aplicativo desenvolvido com apoio da Celepar é tema de trabalho acadêmico

Os 16 anos de Governo Móvel no Estado é tema de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado desenvolvido pela empregada da Celepar Beatriz Lanza.



O estudo contém os impactos positivos da tecnologia na prestação de serviços públicos e o sistema Detran Fácil, desenvolvido em parceria com a Celepar, que reúne serviços digitais do Departamento de Trânsito do Paraná. A plataforma Detran Fácil foi um dos casos analisados na pesquisa, que teve início em 2013, e serviu de projeto piloto e parâmetro para os demais. Somente os projetos de mGov com o uso da tecnologia SMS (short message service) fizeram parte do escopo desta pesquisa. “O objetivo foi estudar casos reais, problemas reais. Ao fazer isso, além de ampliar e compartilhar o conhecimento sobre o tema Governo Móvel com pesquisadores nacionais e internacionais, ajuda a desmistificar o papel da academia e aproxima esta das organizações governamentais.” explica Beatriz.

O Governo do Paraná ocupa um papel de destaque nacional e internacionalmente na área de Governo Móvel com uso de SMS. Em 2000, o Estado foi pioneiro no uso desta tecnologia. Em 2006, ganhou o principal prêmio de Governo eletrônico do Brasil, pelo conjunto da obra com uso de SMS. Segundo Lanza, o tema Governo móvel entrou no seu cotidiano profissional em 2001 quando entrou na Celepar. “Por ser um tema complexo, apaixonante e, novo na época, comecei a estudá-lo em 2003 inserido num MBA Internacional sobre Governo Eletrônico. O prosseguimento no mesmo tema no Mestrado e Doutorado utilizando como fonte de dados o Governo do Paraná, foi por acreditar que esses projetos podem servir de exemplo a outros governos”.

Prêmios

Em 2006, o projeto de mGov com o uso da tecnologia SMS foi convidado e apresentado no principal evento de Governo Digital do Canadá. Em 2012, na Áustria, o resultado da sua pesquisa de Mestrado ficou entre os três melhores e recebeu o prêmio em evento científico internacional em Sistema de Informação (Conf–IRM), e sua pesquisa de Doutorado foi apresentada nos Estados Unidos, Grécia e Uruguai, também recebeu destaque na Escola de Gestão do Governo do Paraná.











Projetos futuros

A pesquisadora está no processo de confecção e submissão de publicações dos 20 casos estudados no Paraná, também está trabalhando com o Centro de Tecnologia em Governo da Universidade de Nova York para um futura parceria entre Brasil e Estados Unidos neste tema, envolvendo diretamente o Governo do Paraná e a Celepar. Ainda há outro projeto em fase embrionária com o tema Smart Cities, que trata-se de Consórcio mundial de pesquisadores sobre "Cidades e Governos Inteligentes", liderado pelos EUA, sobre inovações em tecnologia, gestão e política das cidades.

Fonte: http://www.celepar.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=17719&evento=1773#menu-galeria, em 07 de nov. 2016.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.