Dec 8, 2004

Governo Eletrônico do Paraná

No dia 08 de dezembro de 2004, o Comitê Executivo e os integrantes dos 5 Grupos de Trabalho de Governo Eletrônico se reuniram na sala dos Governadores do Palácio Iguaçu para o Balanço das Ações em 2004 e a pauta de assuntos que serão discutidos em 2005.

A reunião foi iniciada destacando os números de acessos aos serviços e informações do Portal do Governo do Estado www.pr.gov.br; os números de correspondências eletrônicas recebidas e respondidas através do “Fale com o Governador”, “Fale com o Ouvidor” e o “Geral” da Central de Atendimento da Celepar – cerca de 3000 e-mails/mês; as 33 mil páginas na internet; a publicação de cerca de 20 novos sítios internet/ano e o atendimento de mais ou menos 150 demandas mensais de manutenção em sítios internet.

Divisão de Governo Eletrônico

Há seis meses foi criada a Divisão de Governo Eletrônico na Celepar, a Digov, com objetivo de atender e encaminhar demandas referentes a Governo Eletrônico no âmbito do Governo do Paraná. Entre as principais atribuições estão:
Estabelecer, validar e manter normas e padrões referentes a sítios internet produzidos interna ou externamente à Celepar
Projetar e manter sítios internet tanto em termos de conteúdo quanto de design, garantindo a integridade e a compatibilidade do sítio do Governo do Paraná
Dar suporte aos grupos técnicos de Governo Eletrônico no âmbito do Governo do Paraná, bem como apoiar a Secretaria Executiva de e-Gov no Governo do Paraná
Atuar como porta de entrada para todas as demandas referentes a serviços do e-Gov
Avaliar e recomendar melhorias em sítios internet e serviços implementados no Portal do Governo do Paraná
Implementar e manter, o conteúdo do Portal do Governo do Paraná, buscando sempre melhoria e inovação
Atender as requisições de implementação de conteúdo do sítio da Agência de Notícias na internet, buscando sempre agilidade, melhoria e inovação, demandas estas administradas pela Secretaria Estadual de Comunicação Social

Padrão de Interoperabilidade

Participação de diversos integrantes dos Grupos de Trabalhos do Governo Eletrônico do Paraná na elaboração do documento de referência da e-Ping – Padrão de Interoperabilidade do Governo Eletrônico, representando a ABEP desde a versão zero desde documento.

A versão 1 deste documento foi lançada recentemente e está publicada no sítio internet de Goveno Eletrônico http://www.pr.gov.br/governoeletronico/e-ping_versao1.pdf.


Grupos de Trabalho de Governo - Ações e Discussões

Inclusão Digital
Internalização da Inclusão Digital no âmbito do Governo do Estado: escolas, polícias, trânsito, saúde, Escola de Governo
Política de Inclusão Digital no Estado: software livre, inclusão social e telecentros
Parcerias público-privada
Tema Governo eletrônico na aula inaugural das Univesidades no Paraná
Serviço Comunicação Digital – SCD da Anatel
Telecentros com patrocinadores exclusivos
Compartilhamento das máquinas de auto-atendimento para serviços de governo

Normas e Padrões
Publicacação e divulgação do documento “Princípios éticos para sítios internet oficiais na internet”
Usabilidade na qualidade de sítios internet de Governo
Logomarcas do governo e usos de vínculos
Regras para construção de produtos na plataforma internet
Política anti-spam no âmbito do Governo do Estado
Normativa para uso do correio corporativo do Estado
Regras e diretrizes para sítios internet do Poder Executivo
Política de Privacidade no Portal do Governo
Protocolo integrado e Agências de Renda como ponto de Governo Eletrônico
Ética no correio corporativo
Cartilha de Governo eletrônico: uso de ferramentas corporativas pelos servidores públicos
Formato padrão de arquivos para trocas e publicações

Pagamento Eletrônico e Certificação Digital
Aplicabilidade da Certificação digital no âmbito do Governo Estadual
Diretrizes e as etapas da implantação da certificação digital
Realização de várias palestras, cursos e participação em diversos eventos
Estudos de casos em vários órgãos do Governo
Viabilização do pagamento eletrônico com certificação digital
Uso de Gestão Eletrônica de Documentos para documentos certificados e autenticados digitalmente
Limitações de documentos eletrônicos certificados armazenados por longos períodos
Criação de componentes para soluções de pagamento eletrônico
Estudos sobre tempestividade digital e sua aplicabilidade
As etapas da implantação da Certificação Digital: definições, institucionalização e internalização.

Serviços
Base única de Concursos no Estado
Novo modelo de negócio: novas formas de coleta e entrega de serviços de governo
Diagnósticos dos serviços prestados ao cidadão para identificação de prioridades.
SMS – Short Message System – profissionaliar e intensificar o uso no âmbito do Governo para entrega de serviços aos cidadãos
Auto atendimento – definidas características mínimas e intensificar o compartilhamento e o número de terminais
URA – Unidade de Resposta Audível – intensificar o uso no Estado

Software Livre
Fórum de discussão da Cosit
Cursos e treinamentos para administradores e multiplicadores
Estudo de casos em vários orgãos de Governo
Ambiente de desenvolvimento baseado em Software Livre
Latinux – sistema operacional padrão para as estações de trabalho
Sistema operacional para servidores: Debian e Suse
Criação de fórum para discussão do tema Software Livre
Base comum para o compartilhamento de experiências em Software Livre
Erp Compiere: porte livre + porte pago
Cronograma de implantação do software livre no Estado.


Por Beatriz Barreto Brasileiro Lanza
Bialanza@pr.gov.br