May 24, 2006

Presidente da CELEPAR confirma que número de acessos

Presidente da CELEPAR confirma que número de acessos
ao portal do governo é um dos maiores entre sites oficiais

O presidente da Companhia Paranaense de Informática (CELEPAR), Marcos Mazoni, confirmou ontem que o portal eletrônico do governo do Paraná (www.pr.gov.br) é um dos mais acessados entre os sítios governamentais de todo o país. O número de 52 milhões de acessos/mês foi divulgado pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, durante a reunião do secretariado na semana passada. Na ocasião, Pereira disse que os acessos à página do governo superam muitos sítios oficiais, incluindo os do Governo Federal.
Segundo o presidente da CELEPAR , o termo 'acesso' é o mais utilizado por ser mais compreensível para quem não está acostumado com a linguagem da informática. Na verdade, a unidade utilizada pela CELEPAR para medir o número de consultas a uma determinada página chama-se “hits”, ou “clic”, que segundo Mazoni é a unidade de comparação reconhecida internacionalmente, não tratando-se, portanto, de um tipo de contagem primária. Atualmente a maioria dos portais utiliza o “hits” como medida e estima-se que 66% dos portais do mundo utilizam tecnologia de software livre (Apache) para hospedagem de sítios na Internet. “Mesmo os que optam por identificar os visitantes variam sua forma de contagem”, explica o presidente da CELEPAR, para quem não existe uma medida exata para aferição do número de visitantes. Para ele, um dos motivos para o grande número de acessos ao portal do Governo do Paraná é a facilidade de acesso aos serviços disponíveis, já que foi desenvolvido de modo a diminuir o número de “clics” para se obter o resultado desejado.
O presidente da CELEPAR destaca, ainda, que um sítio de serviços, como é o caso do portal do governo, não deve se preocupar com o acesso individual, mas sim com a qualidade dos serviços disponíveis. “Neste caso o número de clics é conseqüência do interesse que o portal desperta no usuário”. Estudo recente da Fundação Getúlio Vagras (RJ) sobre os sítios oficiais, destaca a facilidade de acesso aos serviços do governo como uma das principais virtudes do portal paranaense.

Matéria publicado no Jornal Estado do Paraná em 24 de maio de 2006.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.