Jun 30, 2006

Já está no ar o novo portal do Governo do Paraná

Com uma série de novidades, a nova versão do Portal de Serviços do Governo do Paraná (www.pr.gov.br), completou vinte dias no ar com uma grande aceitação do público. Com cerca de 180 milhões de cliques/mês, o portal é o que tem o maior número de acessos entre todos os sítios governamentais do país.
A nova versão contempla várias sugestões dos usuários que puderam opinar sobre seu conteúdo e as novas funcionalidades durante o período em que ficou provisoriamente no ar para análise. Além de manter ferramentas de vídeo, áudio, sinal de TV e rádio, que já existiam na versão anterior, o novo portal permite a integração de conteúdos de diferentes esferas de governo tendo por base o Padrão de Interoperabilidade de Governo Eletrônico Brasileiro (e-Ping). Segundo Mazoni, presidente da Celepar - Informática do Paraná,  esse padrão é fruto de inúmeras pesquisas sobre palavras e frases usadas mais comumente pelo cidadão para buscar serviços governamentais na Internet, independente da estrutura de governo ou de qual órgão é responsável pelo assunto pesquisado.
Outra novidade é o menu “Governo em um clique”, onde o usuário tem acesso a uma lista de assuntos distribuídos por ordem alfabética, contendo um lista de palavras-chaves específicas dos serviços, estreitando o tempo de busca e navegação. O portal também possui com uma lista pré-definida de assuntos onde o usuário terá acesso à informação desejada. O menu “serviços rápidos” é outra ferramenta que visa facilitar a busca de informações. Caso o usuário não encontre o que está procurando, ele pode registrar o que não encontrou num formulário disponível na página endereçado à Central de Atendimento da Celepar que encaminhará o assunto para as devidas providências.
Além do aumento do número de itens em comparação à versão anterior, o novo portal dispõe de espaços para as crianças, onde os conteúdos são tratados de forma didática utilizando a linguagem das histórias em quadrinho. O acesso de deficientes visuais através de um teclado em braile continua disponível. O governo paranaense é pioneiro no Brasil nesse tipo de serviço.
O portal também está com um novo desenho. A navegação pelas páginas está mais fácil, as fotografias no menu de notícias foram ampliadas, os espaços entre um assunto e outro aumentaram e as cores variam de acordo com o período do dia. A atualização do conteúdo pode ser feita de qualquer ponto de conexão com a Internet permitindo maior agilidade para os mantenedores.
Outros menus permitem o envio de mensagens para o governador, à Ouvidoria do Estado, à Central de Atendimento, além de links para portais temáticos, serviços de emergência, Agência Estadual de Notícias, entre outros. As estatísticas sobre o uso dos serviços eletrônicos do governo podem ser acompanhadas através de um gráfico atualizado mensalmente.
Entre os vários serviços que o portal disponibiliza, segundo Mazoni, um dos mais avançados é Agência Estadual de Notícias (AEN) que, para o secretário Airton Pissetti, da Comunicação Social, o elevado número de acessos deve-se à qualidade de seu conteúdo.
SOFTWARE LIVRE - Todos os componentes do novo portal utilizam recursos de programas em código aberto. Isto significa que não será gasto um único centavo para o pagamento de licenças. O gerenciador de portais, por exemplo, foi desenvolvido pela própria Celepar a partir da tecnologia e-Group, com editor de conteúdos baseado no XOOPS (eXtended Object Oriented Portal System). O portal utiliza, ainda, o gerenciador de banco de dados MySQL 3.23.56., linguagem de programação PHP 4.3.10 – 2. e servidor Linux. A Celepar é atualmente uma das principais referências internacionais no desenvolvimento de software livre. Vários soluções que a empresa desenvolveu para o Governo do Paraná estão sendo repassadas para os governos da Venezuela, Argentina, Espanha e Portugal, entre outros.

Nizan Pereira, secretário de Assuntos Estratégicos,
Marcos Mazoni, presidente da Celepar, Airton Pissetti,
secretário da Comunicação Social e Benedito Pires,
Assessor de Imprensa do Governo do Paraná,
duranmte o lançamento do novo portal.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.