Jun 10, 2008

Celepar é reconhecida como empresa modelo durante Congresso de informática Pública

Nizan Pereira, secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná e presidente da Celepar, junto com os analistas e coordenadores José Eduardo Rodrigues, Rubens Faria de Brito Filho, Gilson Carlos Hotta Nishimoto e Rafael Demétrio Benvenutti, no Conip 2008. Foto por Bia Lanza.

Apesar de não ter ganho o prêmio principal, a participação da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) no 11º Prêmio Conip de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos foi bem reconhecida pelos organizadores do evento, que destacaram que a empresa é modelo na área de informática pública.

O resultado do concurso foi anunciado no encerramento do Congresso de Inovação na Gestão Pública no último dia 5 no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. O Conip é um dos principais eventos sobre iniciativas inovadoras de modernização da administração pública do país.

Duas soluções, desenvolvidas em software livre pela empresa pública paranaense, haviam sido classificadas para a final do certame, os sistemas de Programação Orçamentária (e-COP), da Secretaria de Planejamento, na categoria Finanças e Administração Pública, e Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), da Secretaria de Segurança Pública, nas categoria Governança da Informação. Dos centenas de projetos inscritos de todas as regiões do país, 34 disputaram a fase final.

Nas categorias disputadas pela Celepar foram vencedores a Controladoria Geral da União, com o projeto Portal da Transparência, categoria Finanças e Administração Públicas, e a Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp) com o sistema de Aplicação da Telemetria ao Serviço do Meio Ambiente na categoria Governança da Informação.

Segundo o presidente da Celepar, Nizan Pereira, que participou do evento, a presença da informática pública paranaense é amplamente reconhecida no meio da tecnologia da comunicação e informação nacional, não só pela disposição de compartilhar suas soluções, mas também pela qualidade de seus produtos. Além do presidente da Celepar, também participaram do evento os analistas de sistema Gilson Carlos Hotta Nishimoto e o coordenador técnico Rafael Demétrio Benvenutti, que fizeram a exposição do projeto e-COP, e Rubens Faria de Brito Filho e o coordenador da Divisão de Gestão de Ambientes José Eduardo Rodrigues, que apresentaram o Boletim de Ocorrências Unificado.

Fisseha Mekuria (Makerere Univesity de Uganda), Bia
Lanza (Celepar/Seae), Vagner Diniz (Nic.Br),
Stéphane Boyera (W3C) e Jose Manuel Alonso (W3C).

Governo eletrônico - A divulgação dos eventos da Fundação Teatro Guaíra através de uma solução de blog, desenvolvida pela Celepar, foi um dos destaques do painel sobre o Governo Eletrônico 2.0., realizado paralelamente ao Conip. O painel tratou de iniciativas já em andamento e de novas possibilidades de relacionamento governo-cidadão a partir das redes sociais como blogs, pods, orkut, myspace, wikis, além de dispositivos como TV digital e celulares. O "case" do Teatro Guaíra foi apresentado pela coordenadora do Projeto Fortalecimento da e-Cidadania, da Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos do Paraná, Beatriz Lanza.

Outro evento paralelo foi o Seminário Internacional W3C "Tecnologias Móveis: seu papel na Promoção do Desenvolvimento Social", que apresentou diversas iniciativas sobre como as tecnologias móveis estão ajudando no desenvolvimento local de países em desenvolvimento.

Fonte: Celepar Acontece, 09/06/2008