Solução desenvolvida pelo CPqD reúne vários serviços públicos no portal da transparência
Os portais da transparência, que vêm sendo criados por prefeituras, estados e o governo federal, podem ir além da oferta de acesso a informações sobre execução orçamentária e financeira da administração pública. Eles podem servir também como meio de comunicação e de prestação de serviços inteligentes aos cidadãos, como mostrou o CPqD em seu estande no Conip 2012 - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, realizado em São Paulo.
O Portal da Transparência Inteligente possibilita ao cidadão acessar diversos serviços públicos, em áreas como educação, saúde e administração tributária. Em educação, por exemplo, o cidadão pode conhecer a melhor escola para matricular seu filho - com sua localização mostrada no mapa virtual da cidade -, saber quantas vagas ela oferece, a sua posição no ranking de qualidade e, ainda, fazer a reserva de matrícula.
De acordo com Renato Stucchi, gerente de Gestão Pública do CPqD, para construir esse portal foram utilizadas várias ferramentas e produtos já disponíveis no portfólio do CPqD. Uma delas é o CPqD Mobile, solução que permite integrar serviços dispersos em lugares distintos - na intranet, em websites ou até mesmo em redes sociais - e apresentá-los na tela de dispositivos móveis (smartphone ou tablet), utilizando um único aplicativo instalado no aparelho.
Com uma navegação simples e amigável, o aplicativo do CPqD Mobile vai buscando - e exibindo - os serviços solicitados pelo usuário, sem que ele tenha que sair de uma aplicação para outra. Por exemplo: um turista que acaba de chegar a uma cidade pode usar seu smartphone para consultar a agenda cultural e de eventos, visualizar no mapa do município a localização de um teatro e até comprar pela internet os ingressos para o espetáculo que deseja assistir. O aplicativo utilizado para o acesso a esses serviços pode ser instalado remotamente por qualquer smartphone ou tablet do mercado, com diferentes versões de sistema operacional (Android, iPhone, BlackBerry, JavaMe).
Outra solução utilizada no portal é o CPqD Voice Anywhere, que transforma qualquer mensagem de texto em voz e dispara automaticamente ligações telefônicas, com síntese de fala natural, para os cidadãos e usuários de serviços públicos em geral. Permite implantar aplicações como o Boletim Falado - pela qual os pais podem receber no telefone (fixo ou celular) as informações do boletim escolar dos seus filhos - e a confirmação ou reagendamento de consultas médicas na rede de saúde. Com isso, a administração pública pode reduzir o absenteísmo e melhorar o relacionamento com o cidadão - especialmente as pessoas que moram em áreas distantes, com baixo letramento ou deficiências visuais.
O CPqD também mostrou no Conip o Videoideias, ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. Voltada para o ensino fundamental, é constituída de dois módulos: Videoideias na Classe, destinado à exibição dos conteúdos e acesso a atividades interativas em sala de aula, e Videoideias Web, para o professor criar seus planos de aula, selecionando e relacionando os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.
Fonte: Wireless Mundi
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