Aug 23, 2012

Prêmio CONIP 2012

Pela segunda vez tive o privilégio de fazer parte do seleto grupo do júri do CONIP.
O resultado deste trabalho é mostrado na notícia abaixo, copiada na íntegra.

Os ganhadores da 15ª edição do Prêmio CONIP de Excelência na Gestão Pública foram divulgados ontem, às 18h30, no encerramento do CONIP 2012, no Espaço Frei Caneca, São Paulo. OPrêmio Destaque Francisco Romeu Landi foi para a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul-PROCERGS, com o projeto Gabinete Digital-Democracia em Rede.

A equipe de pesquisadores vencedora do prêmio destaque recebeu além do troféu e certificado do Instituto de Estudos de Tecnologias para Inovação na Gestão Pública – Instituto ITIP, promotor da premiação, uma viagem internacional para participar de um evento sobre Gestão Pública, a escolha dos vencedores. Os demais vencedores nas outras três categorias receberam troféus e certificados do ITIP.

Criado em maio de 2011, o Gabinete Digital é um canal de participação e diálogo com a sociedade civil e está diretamente vinculado ao Gabinete do Governador. A partir de uma sistemática: O Governador Pergunta, o Governador Responde, O Governador Escuta, os projetos mais votados são encaminhados para discussão, aprovação e realização.

O coordenador executivo do Gabiente Digital, Fabricio Solagna, disse que em 15 meses de funcionamento, o portal registrou 200 mil acessos, 18 mil mês, recebeu cerca de 1300 propostas, que somaram mais de 120 mil votos, e teve a participação de mais de 20 mil cidadãos.

“Um exemplo de ação que resultou do Gabinete Digital, e teve grande participação popular, é o dasimplificação da metodologia do “Prontuário Eletrônico”, que está agora sendo testado pelos munícipes de Passo Fundo, para ratificar a maior facilidade de uso”, acrescenta Solagna. Se os resultados forem positivos, o Estado vai replicar a nova metodologia para outras cidades do Estado.

Na categoria “Participação e Transparência” o vencedor foi o projeto Reestruturação do Portal da Transparência do Estado do Espírito Santo para maior aproximação com o Cidadão, da secretaria de Estado de Controle e Transparência – Secont.

O primeiro colocado na categoria “Administração Pública Eficiente e Eficaz – Aplicações Internas” foi o PRODEMGE - Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, com o projeto Laudos Periciais Eletrônicos em Minas Gerais.

Na categoria “Administração Pública Eficiente e Eficaz – Aplicações voltadas para o cidadão”, o vencedor foi o SEA – Sistema Eletrônico de Avaliação, da PRODAM – Processamento de Dados Amazonas.

“Em sua 15ª edição, o Prêmio CONIP de Excelência, além de premiar as iniciativas tecnológicas inovadoras na área de gestão pública, reflete a evolução dos aplicativos focados no governo e o mercado potencial para novos nichos de trabalho para os desenvolvedores no País”, afirma Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil e coordenador de conteúdo do CONIP 2012.

Ao entregar o Prêmio Destaque Francisco Romeu Landi, para o PROCERGS, o secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Richard Glaser disse que iniciativas como essa demonstram a grande capacidade do Brasil de utilizar recursos humanos, inteligência brasileira, para a produção de aplicativos voltados à Gestão Pública, importante ferramenta para promover o desenvolvimento da Administração Pública e da Cidadania. 

Mais de noventa trabalhos de todo o Brasil concorreram ao 15° Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, em 2012, que tem como objetivo identificar e divulgar as iniciativas tecnológicas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, ONG’s e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. De um total de 12, os outros nove finalistas selecionados nas três categorias foram os seguintes:

- A implementação da Lei de Acesso à Informação no RS: a visão integrada entre processos e sistemas, Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – PROCERGS
- Expresso Cidadão Virtual, ATI – Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de Pernambuco
- Implantação de Fábrica de Testes em órgão público como modelo de aceitação de produto de software desenvolvido por terceiros, PRODEMGE – Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais
- LegislaDoc – A Legislação com Transparência e Sustentabilidade, Prefeitura Municipal de Curitiba
- Painel de Licitações, ATI – Agência Estadual de Tecnologia de Informação do Governo do Estado de Pernambuco
- Portal de Dados Abertos, ATI – Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de Pernambuco
- Portal de Licitações dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado do Ceará
- Prestação de Contas ao Paciente – uso da informação de Custos como ferramenta gerencial da Transparência do Gasto Público, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
- Reestruturação do Portal da Transparência do Estado do Espírito Santo para maior aproximação com o Cidadão, Secretaria de Estado de Controle e Transparência – Secont

Vagner Diniz, idealizador do Prêmio e do CONIP, informa que ao longo da história de quinze anos do prêmio pode-se observar o processo de desenvolvimento dos aplicativos voltados para a Gestão Pública.

No início, ainda nos anos 90, eram iniciativas focadas na organização e integração dos dados internos; depois, o governo começou a disponibilizar algumas informações, mais gerais, para a população.

“Atualmente, os órgãos públicos estão diante de um novo paradigma: a comunicação deve ser cada vez mais transparente e a responsabilidade do governo é atender às solicitações dos cidadãos por acesso aos dados do governo de uma forma transparente e democrática, baseada na lei de Acesso à Informação, lei 12.527/11, em vigor desde 16 de maio”, complementa. 

Mais informações sobre os trabalhos selecionados:
Mais informações sobre o evento:

Sobre o Conip 2012 - Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública
Reconhecido como um dos principais eventos na área de governo eletrônico, reúne os principais líderes dos Governos no nível Municipal, Estadual e Federal, além de grandes empresas fornecedoras de soluções de TI. O evento, promovido pelo ITIP (Instituto de Estudos de Tecnologias e Inovação para a Gestão Pública – antigo Instituto Conip) e pelo IBC (pertencente ao Informa Group), destaca-se por pautar a agenda de TI de todos os governos, pois privilegia a apresentação de casos reais e oferece um amplo fórum de debates com os principais atores de e-gov.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.