Dec 18, 2012

Nova versão da e-PING está disponível

Recentemente, numa palestra na FIEP falei muito rapidamente sobre a e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – , a arquitetura que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. 


Veja a notícia abaixo que recebi da Secretaria de Comunicação do Governo Federal.

Os novos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-PING) foram disponibilizados na última sexta-feira (14) pelo Ministério do Planejamento. Com o uso do e-PING, diferentes sistemas de Tecnologia da Informação podem trocar informações e isso pode ser feito entre órgãos de diferentes esferas governamentais e também entre empresas e países. O e-PING é usado, por exemplo, na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel, e também a certificação digital.

O e-PING foi instituído pela portaria ministerial n° 5, de 2005, e seu uso é obrigatório nos órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação. Em 2013, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação realizará capacitações sobre essa nova versão, que já está disponível no Portal do Governo Eletrônico.

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.