Dec 4, 2012

Serviços de pagamento por celular começam a deslanchar

É hora de aposentar a carteira?


Os serviços de pagamento por celular finalmente começam a deslanchar no mundo. Os Estados Unidos lideram a expansão, mas o mercado brasileiro também tem novidades

"A americana Christina Bonnington passou por algumas mudanças radicais em sua vida recentemente. Ex-bailarina profissional, Christina ingressou em 2007 num curso de engenharia elétrica na Universidade do Mississippi. Em 2011, abandonou o mundo das ciências exatas, mudou-se para São Francisco, na Califórnia, e tornou-se blogueira da revista de tecnologia americana Wired."
...
     "Christina teve uma nova ideia para mudar a rotina: por 30 dias, entre setembro e outubro, ela viveria sem sua carteira. No bolso, haveria apenas um smartphone, com a missão de substituir o dinheiro, os cartões e até os documentos de identidade. Para surpresa da própria blogueira, o plano deu certo."
...
     "Novos aparelhos com o sistema Android, do Google, já carregam um chip NFC que permite fazer transações pelo Google Wallet, serviço de pagamentos da empresa de internet em parceria com a Mastercard nos Estados Unidos. Foi um desses aparelhos, aliás, que a blogueira Christina usou durante o mês que passou sem carteira."


O Brasil corre atrás
"A Cielo, maior processadora de cartões do mercado brasileiro, lançou no ano passado um aplicativo para smartphones e tablets que aceita pagamentos de bandeiras como Visa e Mastercard. A vantagem para os lojistas que aderem à tecnologia é o preço: a mensalidade do aplicativo é 11 reais, enquanto a da máquina do ponto de venda é 64 reais. "