Os caminhoneiros que aguardam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebem mensagem no celular, avisando da liberação do terminal no Corredor de Exportação. A nova ferramenta do sistema de gerenciamento da descarga de grãos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) reduz o tempo de espera e agiliza o processo de escoamento dos grãos.
A novidade está funcionando desde o início do mês. Em 180 dias a eficácia da ferramenta será analisada e eventuais falhas serão corrigidas. “Sabendo que o celular é de uso comum a todos e da necessidade constante de melhorias no sistema, criamos essa nova ferramenta para agilizar ainda mais o escoamento das safras pelo Porto de Paranaguá”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
O novo sistema foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Appa. O envio será feito pela central contratada. Assim que o terminal for liberado, o motorista recebe a mensagem para se dirigir imediatamente o local que receberá os grãos. A SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mensagem foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, o aviso pode ser reenviado.
Os outros meios de chamada dos motoristas para a descarga continuam funcionando. No Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, para isso, existem os avisos sonoros e listas afixadas em frente aos guichês dos operadores.
Para usar o serviço, no cadastro do caminhão na origem para ser liberado a descarregar em Paranaguá, é preciso informar o celular do motorista no Carga Online. O número do telefone do condutor já era requisitado no cadastro, mas, com a nova ferramenta, a Appa pede especial atenção dos operadores para evitar possíveis falhas. “Se a origem deixar de cadastrar o celular do motorista, o atraso na descarga continuará acontecendo”, afirma Dividino.
APROVAÇÃO
De Mafra (Santa Catarina), João Carlos aguarda para descarregar soja no Porto de Paranaguá. Esta é a terceira viagem dele desde a semana passada. Nas duas anteriores, ele já recebeu o aviso pelo celular. “É mais prático, porque, às vezes, aqui esperando, a gente não escuta o autofalante e não chega a tempo para a descarga. Por celular é mais fácil, pois está comigo, ligado 24 horas por dia”, garante.
Também de Mafra, o motorista Ivonei Fabris conta que a primeira vez que recebeu a mensagem até achou que fosse engano. “Ajuda muito. Na última vez que recebi, estava estacionado no meu setor, chegou a mensagem e saí. Deu tudo certo. Só de não ter que ficar esperando em fila, já está ótimo”.
SISTEMA
O Sistema Carga Online, desenvolvido Appa, servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar em todos os portos brasileiros, pelo programa Porto Sem Papel (PSP). No sistema Carga Online os caminhões são cadastrados antes de sair de sua origem para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.
O sistema gerencia o fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto, estabelece cotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal e operador, evitando as filas. As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.
Fonte: ANPr, 17/04/2013
O novo sistema foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Appa. O envio será feito pela central contratada. Assim que o terminal for liberado, o motorista recebe a mensagem para se dirigir imediatamente o local que receberá os grãos. A SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mensagem foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, o aviso pode ser reenviado.
Os outros meios de chamada dos motoristas para a descarga continuam funcionando. No Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, para isso, existem os avisos sonoros e listas afixadas em frente aos guichês dos operadores.
Para usar o serviço, no cadastro do caminhão na origem para ser liberado a descarregar em Paranaguá, é preciso informar o celular do motorista no Carga Online. O número do telefone do condutor já era requisitado no cadastro, mas, com a nova ferramenta, a Appa pede especial atenção dos operadores para evitar possíveis falhas. “Se a origem deixar de cadastrar o celular do motorista, o atraso na descarga continuará acontecendo”, afirma Dividino.
APROVAÇÃO
De Mafra (Santa Catarina), João Carlos aguarda para descarregar soja no Porto de Paranaguá. Esta é a terceira viagem dele desde a semana passada. Nas duas anteriores, ele já recebeu o aviso pelo celular. “É mais prático, porque, às vezes, aqui esperando, a gente não escuta o autofalante e não chega a tempo para a descarga. Por celular é mais fácil, pois está comigo, ligado 24 horas por dia”, garante.
Também de Mafra, o motorista Ivonei Fabris conta que a primeira vez que recebeu a mensagem até achou que fosse engano. “Ajuda muito. Na última vez que recebi, estava estacionado no meu setor, chegou a mensagem e saí. Deu tudo certo. Só de não ter que ficar esperando em fila, já está ótimo”.
SISTEMA
O Sistema Carga Online, desenvolvido Appa, servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar em todos os portos brasileiros, pelo programa Porto Sem Papel (PSP). No sistema Carga Online os caminhões são cadastrados antes de sair de sua origem para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.
O sistema gerencia o fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto, estabelece cotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal e operador, evitando as filas. As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.
Fonte: ANPr, 17/04/2013
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