Jun 15, 2013

Linhas de ônibus de Curitiba ganham integração com o Google Maps. Curitiba bus lines (Brazil) make integration with Google Maps

Curitiba será a primeira cidade do País a contar, até o fim deste mês, com informações de itinerário e de horário de ônibus em tempo real, no serviço Google Maps. O novo serviço foi definido na tarde desta quinta-feira (13/06/2013) pelo prefeito Gustavo Fruet, em reunião com o diretor de novos negócios do Google, Alessandro Germano, durante o lançamento do novo sistema de busca de itinerários, abrigado na funcionalidade Transit do serviço de mapas online do Google.

Fruet testou o novo sistema, disponível na internet e para smartphones (iPhone e Android). A ferramenta indica a localização do ponto de ônibus mais próximo de onde está o usuário, as opções de linhas que levam ao destino pretendido, os horários de cada linha e a previsão do tempo de chegada. Por solicitação do prefeito, o serviço passará a incluir as informações em tempo real. Os dados, já disponíveis no Centro de Controle Operacional da Urbs, permitem saber a que distância o ônibus está da próxima parada e em quanto tempo vai chegar até ela.


“Há cidades que têm este serviço na internet, mas não na base do Google, o que será possível em Curitiba dentro de poucos dias, em função do sistema já existente na cidade” explicou a gestora de relações governamentais do Google, Mariana Macário, que também acompanhou a apresentação do novo sistema em Curitiba.
“Este é mais um passo para a melhoria do atendimento ao usuário de transporte. Vamos ampliar o alcance das informações disponíveis para beneficiar o usuário do ônibus”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Os curitibanos podem ter certeza de que, com seriedade e responsabilidade, vamos recuperar a qualidade do nosso transporte, do atendimento nos terminais. Estamos num grande esforço para sanear o sistema e permitir avanços. Não é um processo simples, que pode ser feito do dia para a noite, quando se tem um sistema que há anos vem enfrentando déficits”, afirmou.

Como funciona
O sistema lançado nesta quinta-feira substitui o antigo sistema de busca da Urbs. Ele foi apresentado no painel formado por 21 telas de LCD de 42 polegadas do Centro de Controle Operacional da Urbs.
As informações ficam disponíveis via internet e smartphones em todo o mundo e em todas as línguas servidas pelo Google Maps. Até aqui, estavam disponíveis no Google Maps apenas as opções para deslocamentos a pé ou de carro.
Esse novo gadget funciona a partir de um sistema web, ou seja, via browser, e por isso está acessível através da internet para acesso por qualquer computador ou tablet. Também permite acesso móvel, por celular, bastando que o aparelho possua conexão com a internet.