Sep 10, 2014

Efeito Apple Pay: Google beneficiada, PayPal ameaçada e teles descartadas, dizem analistas. Pay Apple Effect: Google benefited,PayPal threatened and telecommunications companies discarded, analysts say.

A transformação do iPhone 6 em uma carteira digital baseada em NFC terá efeitos significativos no mercado mundial de pagamentos móveis, na opinião de diversos analistas internacionais. A principal consequência será a popularização dos serviços de m-payment, que até agora patinavam, com baixa adesão dos consumidores.

Enrique Velasco-Castillo, analista de economia digital da Analysys Mason, destaca que o serviço chegou na hora certa, pois os EUA vão passar em breve por um processo de substituição dos cartões de tarja magnética por modelos com chip, o que deve levar a uma troca do parque de terminais de POS, o que gera uma oportunidade para a compra de modelos compatíveis com NFC. Ele aposta que a Apple conseguiu negociar descontos nas taxas sobre transações com as redes de adquirência, graças ao tamanho e ao valor da sua base de usuários, e que provavelmente repassou esses ganhos para os estabelecimentos comerciais nos EUA, como forma de incentivá-los a aderir ao Apple Pay.

Quem se beneficia imediatamente disso é a Google, com sua solução de elemento seguro na nuvem, conhecida como HCE, presente no Android Kitkat e adotada no Google Wallet. Para Windsor Holden, analista da Juniper, bancos que até então estavam hesitantes em experimentar HCE vão ficar mais confiantes agora.

Ao mesmo tempo, o interesse do consumidor pode dar uma sobrevida para o serviço da Isis, joint-venture de m-payment das três principais operadoras móveis norte-americanas, que funciona com o elemento seguro no SIMcard. Porém, para Holden, a longo prazo as teles vão ficar fora desse jogo, já que as soluções da Apple e do Google prescindem do SIMcard.

Por fim, Eden Zoller, analista de serviços do consumidor da Ovum, prevê que o Apple Pay acende uma luz de alerta em provedores de pagamentos on-line como o PayPal. Afinal, a Apple já tem 800 milhões de cartões de crédito cadastrados no iTunes e o Apple Pay será usado também para compras de bens físicos em sites e apps de e-commerce, roubando um mercado que hoje pertence a players como PayPal.

Forum Mobile+
Os desafios de transformar o celular em uma carteira digital serão discutidos em painel durante o Forum Mobile+, no dia 30 de setembro, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados como painelistas: Daniel Andrade, gerente mobile da Visa; Paula Paschoal, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios da PayPal; Igor Marchesini, diretor-executivo da SumUp; Carlos Estigarribia, sócio-fundador da Nearbytes; e José Jardim, fundador da JD Consultores. O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a agenda atualizada do evento e se inscrever, acesse o site do Forum Mobile+ ou ligue para 0800-77-15-028. 

Matéria reprozida na íntegra da Mobile Time