Aug 20, 2015

O CONIP 2015 encerra com sucesso anunciando os projetos vencedores. CONIP 2015 successfully closes announcing the winning projects

CONIP_SP_2015.jpg

Vencedores do Prêmio CONIP de Excelência 2015 foram anunciados nesta quinta
Destaque do ano e outros três projetos foram contemplados nas categorias Governo Aberto, Melhoria da Gestão Interna e Gestão de Políticas Públicas
Foram conhecidos na tarde desta quinta-feira, encerrando a grade de palestras, debates e painéis do 21º CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, os projetos vencedores do Prêmio CONIP de Excelência, conceituado espaço para valorização de casos de sucesso e boas iniciativas que promovam o uso da tecnologia da informação na gestão pública. O “Projeto Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apresentado no evento pela chefe da Assessoria Especial para modernização da gestão, Vânia Vieira e pelo coordenador de Sistemas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Yuratan Alves Bernardes foi o destaque do ano.  

Foi para dar mais transparência aos recursos federais empregados na compra de passagens aéreas – um montante anual que chega a R$ 550 milhões - que o governo federal adotou, desde 2012, o Sistemas de Concessão de Diárias e Passagens. Vânia participou do processo de implementação e explicou ao público presente no Conip 2015 que o sistema praticamente extinguiu a figura da agência de viagem do processo, promovendo a compra direta com a companhia aérea, com negociações e descontos médios na casa de 21,75%.

"Sem o sistema seria impossível controlar as mais de 1,1 milhão de passagens compradas em 2014 pelas mais de 230 instituições públicas no Brasil. Ele veio melhorar a gestão como um todo porque, entre outros benefícios, evita duplicidades de lançamentos e aumenta o controle social, uma vez que está totalmente vinculado à legislação”, afirmou Yuratan Bernardes.

Dos 14 projetos finalistas, dentre os 64 inscritos, o premiado na categoria Governo Aberto foi “Café Hacker SP”, da Controladoria Geral do Município de São Paulo, representado pela coordenadora de Promoção da Integridade, Fernanda Campagnucci. No evento ela palestrou e apresentou o sistema Café Hacker SP, uma metodologia para análise de dados e processos da prefeitura criado para fomentar a integração da administração. “Se não houver metodologias estruturadas para a utilização de dados públicos, as pessoas não utilizarão as informações disponibilizadas pelo poder público”, destacou.  

Na categoria Melhoria da Gestão Interna, “Painel de Gestão de Indicadores Hospitalares” da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi o vencedor, representado pelo diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação, Cristiano Cabral. Durante sua participação no evento, Cabral detalhou a gestão de indicadores hospitalares, que permite uma observação minuciosa sobre a dinâmica hospitalar, com dados precisos em tempo real e disponíveis a todos os gestores. “Com essas informações é possível fazer um benchmarketing entre especialidades médicas, por médicos, entre hospitais, garantindo recursos para uma gestão mais aprimorada”, disse Cabral.
“Projeto Rede Bem Estar”, da Prefeitura de Vitória, foi o vencedor da categoria Gestão de Políticas Públicas, representado pelo coordenador de Sistemas da Saúde, Paulo César Barbosa Fernandes.  Tal projeto integra registros históricos e exames de pacientes da rede municipal. “O sistema desenvolvido pela prefeitura permitiu a humanização do atendimento, com ganho de eficiência inquestionável para todo o sistema. Obtivemos uma economia de R$ 300 mil em chapas de raio X. Conseguimos armazenar as imagens eletrônicas dos exames. Falta uma política de descarte para não sobrecarregar todo o sistema”.


“Além de parabenizar os vencedores e finalistas, quero registrar o nosso muito obrigado a todos os que inscreveram seus projetos e tornaram possível mais um Prêmio CONIP de Excelência. Estamos certos que este encontro de grande nível técnico servirá como inspiração para dezenas de gestores que compareceram ao evento em 2015”, concluiu coordenador de conteúdo do CONIP,  Vagner Diniz.


Fonte: CONIP

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.