Popularização do celular apoia uso da nova tecnologia que ajuda a validar operações.
Replico aqui, com os devidos créditos, mais uma excelente reportagem feita pelo jornal A Gazeta do Povo sobre o nosso velho e persistente SMS.
Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo |
Os motivos apontados são a popularidade do celular, especialmente dos smartphones, entre a população bancarizada do país e a familiaridade com que o brasileiro utiliza esses aparelhos.
Quando uma pessoa recebe a mensagem de uma transação que não efetuou, costuma responder imediatamente ao banco. Em poucos minutos consegue cancelar a transação suspeita e ainda bloquear o cartão clonado.
Os bancos que enviam SMS para confirmar as transações feitas pelos clientes relatam uma diminuição de até 90% na quantidade de fraudes.
Inicialmente, as instituições financeiras estavam reticentes em enviar as mensagens, influenciadas pelo custo alto e pelo receio de incomodar demais os clientes com as confirmações.
O serviço foi expandido em 2015, quando grande parte dos cartões de débito e crédito já era chipada no país. Por esse motivo, não é possível afirmar que o feito tenha sido consequência exclusiva das confirmações via celular.
Leia a reportagem na íntegra em: http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/sms-no-celular-vira-arma-contra-fraude-com-cartao-c40li5gsymuh9l909tf6492re
No comments:
Post a Comment
Bia Lanza agradece o seu comentário.