Jun 27, 2016

SMS no celular vira arma contra fraude com cartão. SMS on mobile phone turns weapon against card fraud.

Popularização do celular apoia uso da nova tecnologia que ajuda a validar operações. 

Replico aqui, com os devidos créditos, mais uma excelente reportagem feita pelo jornal A Gazeta do Povo sobre o nosso velho e persistente SMS.

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O Brasil foi um dos países que mais investiu no cartão com chip, a última tecnologia contra a clonagem nas transações eletrônicas. Mas foram as mensagens de texto (SMS) o instrumento que mais surpreendeu no ano passado no combate às fraudes nos pagamentos com cartões.

Os motivos apontados são a popularidade do celular, especialmente dos smartphones, entre a população bancarizada do país e a familiaridade com que o brasileiro utiliza esses aparelhos.

Quando uma pessoa recebe a mensagem de uma transação que não efetuou, costuma responder imediatamente ao banco. Em poucos minutos consegue cancelar a transação suspeita e ainda bloquear o cartão clonado.

Os bancos que enviam SMS para confirmar as transações feitas pelos clientes relatam uma diminuição de até 90% na quantidade de fraudes.

Inicialmente, as instituições financeiras estavam reticentes em enviar as mensagens, influenciadas pelo custo alto e pelo receio de incomodar demais os clientes com as confirmações.

O serviço foi expandido em 2015, quando grande parte dos cartões de débito e crédito já era chipada no país. Por esse motivo, não é possível afirmar que o feito tenha sido consequência exclusiva das confirmações via celular.

Leia a reportagem na íntegra em: http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/sms-no-celular-vira-arma-contra-fraude-com-cartao-c40li5gsymuh9l909tf6492re

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.