Oct 26, 2017

App bloqueia mais de 33 mil tentativas de phishing bancário via SMS

Um novo golpe com phishing bancário (roubo de informações com websites falsos) via SMS afetou mais de 33 mil usuários do Santander e Banco do Brasil. De acordo com a análise do DFNDR Labs, os ataques foram bloqueados por seu app DFNDR Security (
Android), porém até a próxima semana a estimativa é que 410 mil pessoas sejam impactadas pela fraude.

Na ação criminosa, o usuário recebe um torpedo em seu celular – fingindo ser o canal do oficial de um dos bancos – com uma das seguintes frases: “seu cartão de crédito foi bloqueado” ou “seu cartão de segurança expirou”. Dentro do SMS, o correntista é instruído a clicar no link para fazer a atualização.

Uma vez direcionado para o site falso, a pessoa é induzida a informar dados pessoais, dados bancários, tirar fotos do dispositivo de Token ou cartões. Além disso, os hackers pedem o número IMEI do smartphone da vítima, algo que possibilita clonar o handset.

Prevenir

Embora tenha bloqueado o ataque para 33 mil usuários, a quantidade de pessoas que caíram no golpe pode ser maior. Em sua ferramenta gratuita de checagem de links maliciosos, a Análise de Links, o DFNDR Labs contabilizou mais de 164 mil pessoas que checaram a veracidade das supostas mensagens enviadas por BB ou Santander antes de clicar na última semana.


Fonte: MobileTime em 25 out 2017

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.