Países em todas as regiões do mundo continuam progredindo em seus esforços para melhorar o governo eletrônico e fornecer serviços públicos online, de acordo com um novo relatório lançado em julho pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.
Em um ranking de 2018 de países sobre o desenvolvimento do governo eletrônico, Dinamarca, Austrália e República da Coréia ficaram no topo de um grupo de 40 países, pontuando muito alto em um índice (o Índice de Desenvolvimento do Governo Eletrônico - EGDI), que mede uso de tecnologias de informação e comunicação por parte dos países para a prestação de serviços públicos. Este Índice captura o escopo e a qualidade dos serviços online, o status da infraestrutura de telecomunicações e a capacidade humana existente.
Este ano, mais países alcançaram o nível mais alto do índice - valores de índice na faixa de 0,75 a 1,00 - do que em 2016, quando havia 29 países nessa categoria. Esses países também lideram as respectivas classificações regionais na Europa, Oceania e Ásia. Maurício é líder na África, com uma classificação global de 66 e os Estados Unidos nas Américas, com uma classificação global de 11.
Pela primeira vez, o estudo de 2018 também enfocou o desenvolvimento local do governo eletrônico em 40 cidades em todo o mundo. Isso incluiu a avaliação dos portais municipais de 7 cidades na África, 6 nas Américas, 13 na Ásia, 12 na Europa e 2 na Oceania, com os três principais líderes entre eles sendo Moscou, Cidade do Cabo e Tallinn.
Globalmente, quase dois terços dos 193 Estados Membros das Nações Unidas demonstram agora um alto nível de desenvolvimento do governo eletrônico com valores de EGDI acima da faixa de 0,5 e 1. A parcela de países com baixos níveis de governo eletrônico, na faixa de 0 para 0,25, caiu significativamente em 50%, de 32 países em 2016 para 16 países em 2018.
No entanto, apesar de alguns ganhos e grandes investimentos no desenvolvimento do governo eletrônico feitos por muitos países, a divisão digital persiste. Quatorze países em dezesseis com pontuações baixas são africanos e pertencem ao grupo de países menos desenvolvidos. As pontuações dos índices médios regionais para os países da África e Oceania são significativamente menores do que a média mundial de 0,55, compreendendo 0,34 para a África e 0,46 para a Oceania. Isso indica que a divisão digital pode se aprofundar entre as pessoas que têm acesso à Internet e aos serviços online e as que não têm, colocando em risco a visão da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, por não deixar ninguém para trás.
Além disso, um resumo das tendências do desenvolvimento do governo eletrônico destacado em 2018: “Monitorando o governo eletrônico para apoiar a transformação para sociedades sustentáveis e resilientes” são capturadas abaixo:
- Os países europeus lideram o desenvolvimento do governo eletrônico globalmente; as Américas e a Ásia compartilham uma posição quase igual nos níveis alto e médio do índice de governo eletrônico, e muitos países africanos continuam lutando para melhorar sua posição de governo eletrônico.
- Oito dos 11 novos países que se juntaram ao grupo de alto desempenho em 2018 são da Europa (Bielorrússia, Grécia, Liechtenstein, Malta, Mônaco, Polônia, Portugal e Federação Russa) e dois são da Ásia (Chipre e Cazaquistão).
- O progresso no desenvolvimento do governo eletrônico nas Américas e na Ásia é ainda lento, mas perceptível. Dois terços dos países da Ásia (31 de 47) e quase metade dos países das Américas (15 de 35) têm uma pontuação acima da média mundial de 0,55.
- O Uruguai é o único país da América Latina com altos índices de EGDI, juntando-se aos outros dois precursores na região das Américas neste grupo - Estados Unidos e Canadá.
- Apenas 4 dos 54 países da África pontuam mais do que a média mundial de 0,55, enquanto 14 países têm pontuações muito baixas do IDGi abaixo de 0,25. Esses países também são de baixa renda e provavelmente enfrentarão restrições na alocação de recursos necessários para o desenvolvimento do governo eletrônico.
- A disparidade no nível de desenvolvimento do governo eletrônico também é bastante alta entre os países nas regiões da África e da Oceania. A Austrália e a Nova Zelândia são os dois únicos países da Oceania com pontuação de 0,9053 e 0,8806, respectivamente. As pontuações para os outros 12 países variam entre 0,2787 e 0,5348, abaixo da média mundial de 0,55.
- Geralmente, há uma correlação positiva entre o nível de renda do país e sua classificação de governo eletrônico. Países de alta renda têm escores muito altos ou altos de EGDI. Isso não é universal, no entanto. Vinte e dois países de renda média alta e 39 de renda média-baixa têm pontuações de EGDI abaixo da média global do EGDI e 10 países do grupo de renda média-baixa têm pontuações acima da média global do EGDI. Os países de renda mais baixa, por outro lado, continuam atrasados devido ao nível relativamente baixo de desenvolvimento de todos os componentes do Índice.
- Pela primeira vez em 2018, o principal contribuinte da melhoria das pontuações da EDGI em todos os grupos de renda é o desenvolvimento de serviços online, sugerindo que, globalmente, houve um progresso constante na melhoria da provisão de serviços públicos on-line e de governo eletrônico.
- Todos os 193 Estados Membros das Nações Unidas tinham portais nacionais e sistemas de back-end para automatizar as tarefas administrativas centrais, e 140 forneceriam pelo menos um serviço transacional on-line. A tendência de melhoria nos serviços transacionais on-line é forte e consistente em todas as categorias avaliadas, sendo os três serviços mais utilizados o pagamento de serviços públicos (140 países), o imposto de renda (139 países) e o registro de novos negócios (126 países).
- Cada vez mais, os países fornecem serviços online voltados para os grupos mais vulneráveis. Do ponto de vista regional, a Europa continua a liderar na prestação de serviços on-line para todos os grupos vulneráveis, atingindo uma cobertura quase universal em toda a região ou mais de 80% de todos os países europeus.
- O número de países que fornecem serviços online usando e-mails, atualizações de feeds SMS / RSS, aplicativos móveis e formulários para download tem aumentado em todos os setores. Por exemplo, até 176 países fornecem informações arquivadas on-line, em comparação com 154 em 2016.s
O relatório da Pesquisa de Governo Eletrônico da ONU analisa como o governo eletrônico pode facilitar políticas e serviços integrados nas três dimensões do desenvolvimento sustentável e é produzido a cada dois anos pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU. É o único relatório global que avalia o status de desenvolvimento do governo eletrônico dos 193 estados membros da ONU. Ele serve como uma ferramenta para os países aprenderem uns com os outros, identificar áreas de força e desafios no governo eletrônico e moldar suas políticas e estratégias nessa área. Destina-se também a facilitar discussões de órgãos intergovernamentais, incluindo a Assembléia Geral das Nações Unidas e o Conselho Econômico e Social, sobre questões relacionadas ao governo eletrônico e desenvolvimento e ao papel crítico das TIC no desenvolvimento.
(Fonte: 2018 UN E-Government Survey, publicado pela ONU em 19 de julho de 2018, tradução própria)
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