Jan 2, 2019

Rede Nacional de Governo Digital


Inovação é o caminho para enxugar custos na área pública

A eficiência da operação e de serviços prestados pela esfera públicapode ser diretamente relacionada à eficácia da tecnologia utilizada pelas instituições, o que vai muito além de ter serviços e sistemas na nuvem. A afirmação é de Alexander Barcelos, especialista em tecnologia para o segmento público e diretor da LTA-RH.

"Essa eficiência envolve planejamento e uma infraestrutura robusta, ainda mais no caso dos serviços públicos, que precisam guardar muitas de suas informações internamente. A transformação digital não se sustenta sem redes e servidores robustos", argumenta.

E acrescenta: "Muitas das empresas públicas que já investem em suas infraestruturas de TI on-premise estão, atualmente, percebendo a necessidade de atualizar os parques para se transformar digitalmente, entregando melhores soluções e serviços”.

O diretor ressalta que, aos poucos, as administrações públicas vêm percebendo os ganhos de eficiência e redução de custos trazidos pela inovação tecnológica. Dado que é confirmado por um estudo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que indica que a cada R$ 1 investido em TIC, governos estaduais economizam uma média de R$ 9,79 no ano seguinte.

"Em novembro, o governo federal deu um grande passo com o lançamento da Rede Nacional de Governo Digital, iniciativa para integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, além de compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas no âmbito da gestão pública. O plano é aumentar o número de serviços online para o cidadão, tirando a necessidade de fazer isso presencialmente em repartições públicas", comenta o especialista.

"Este pode ser o pontapé para importantes investimentos na digitalização dos serviços públicos. Contudo, é fundamental cuidar para que tudo não vá por água abaixo devido a estruturas defasadas ou pouco otimizadas. Vamos prestar atenção", diz.

Estudo da consultoria global IDC reitera e complementa o desenho do atual quadro no setor público. Ela divulga que, hoje, 40% dos mais de 1,6 mil serviços públicos fornecidos pelo governo federal estão disponíveis digitalmente. E alerta que para aumentar esse percentual, será necessário investir em infraestrutura física. Mesmo em tempos de crescimento de cloud computing, segundo dados do levantamento da consultoria, o armazenamento em data center local tende a crescer. Além disso, a receita mundial nesse setor deverá movimentar, em 2018, montantes 37,7% maiores do que em 2017.


Conteúdo replicado na íntegra
Dta: Publicado em 02/01/2019

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