Jun 6, 2008

Experiência Teatro Guaíra no Conip 2008

Conip – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - promoveu de 2 a 5 de junho a Semana de Governo Eletrônico, que aconteceu no Centro Fecomércio de Eventos (SP).Trata-se do maior evento brasileiro de governo eletrônico.

Este ano, a inovação foi a reunião de 4 seminários (Conip SP, Judiciário, Saúde e Educação e Mobilidade) em um mesmo evento, que contou com a participação de autoridades do governo para apresentar casos bem sucedidos e soluções dedicadas à inovação e modernização da gestão pública.

A temática central do evento foi o Governo eletrônico 2.0, através de iniciativas já em andamento e de novas possibilidades de relacionamento governo-cidadão a partir das redes sociais como blogs, pods, orkut, myspace, wikis, além de dispositivos como TV digital e celulares. Os principais temas abordados e discutidos foram Governança da Informação, Cidade Digital, Identidade Digital, Finanças e Administração Pública.

Alan Dubner falou sobre os Municípios Digitais e apresentou o case itu.com.br, que entrou na web em julho de 2000. “A Web 2.0 não é um conjunto de ferramentas, mas sim um conjunto de novas atitudes que através dos facilitadores digitais se propagam”, afirmou. Dubner, que é Consultor de Marketing Digital e proprietário da Cybermind Comunicação Interativa, é especialista em Comunicação Digital, comunidades virtuais e Mídias Sociais. Contando a experiência de 8 anos à frente do portal itu.com.br, ele falou também sobre o poder do cidadão e da rede, como propagadores de informação e notícia: “Uma única mão terá o poder de influenciar dezenas, que influenciarão milhares, que por sua vez o farão com milhões”.

No mesmo painel sobre Cidades Digitais, participaram os profissionais Edney Souza, Diretor da Interney.net e considerado o maior blogueiro do Brasil, Beatriz Lanza, Coordenadora do Projeto Fortalecimento da e-Cidadania (Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos - Governo do Paraná) e o moderador Manoel Fernandes, Publisher da Revista Bites.

“As empresas e os governos precisam conversar com seus consumidores e com seus cidadãos”, afirmou Manuel Fernandes, que se considera um Imigrante da Internet. Já o famoso blogueiro Edney, que começou com os blogs por puro hobby, é hoje um dos mais entendidos do assunto e tem no blog o seu principal negócio. Edney falou também sobre as redes sociais como blogs, twiter, orkuts, youtube, flickr, entre outros e sugeriu estratégias para que o governo abra seus portais para o cidadão com planejamento e pesquisa. “O blog é uma ante-sala”, afirmou.

A paranaense Beatriz Lanza apresentou um case de sucesso, que utiliza a ferramenta do blog para divulgar eventos culturais do teatro Guaíra, promovidos pelo governo do Paraná, bem como personalidades artísticas.

Assuntos polêmicos como as eleições 2008 e as leis relacionadas ao mundo virtual foram também trazidas para discussão. “É importante ter o olhar do cidadão para coisas que o governo está fazendo. Não dá mais para fazer de conta, deixar pra lá”, alertou Alan Dubner. E Manoel Fernandes complementou: “As caravelas estão lá, indo em direção ao novo mundo. Tem que ser feito, não adianta ficar esperando!”

Sobre o Conip
Considerado um dos fóruns brasileiros pioneiros na discussão sobre tendências e iniciativas de tecnologia da informação no governo, o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - CONIP já está em sua 14ª edição. Este ano, além do congresso, o Instituto CONIP contou com outros seminários durante a semana de Governo Eletrônico: Seminário W3C – Tecnologias Móveis e seu papel na promoção do desenvolvimento social; o CONIP Judiciário; e o CONIP Saúde Educação.
Fonte: Itu

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.