Dec 12, 2012

Fiquemos atentos! Pagamentos móveis e NFC

Tenho acompanhado (junto com especialistas, leia-se Maria Alexandra Cunha) alguns movimentos sobre o tema mGovernment no Brasil, e defendido que o Governo só  vai alcançar um novo patamar quando estiver utilizando esta estrutura móvel para realizar pagamentos. Isso me parece ser de fato inovador para o Governo

Adaptar seus portais para dispositivos móveis é importantíssimo, aliás, é essencial, o governo que não fizer já estará totalmente fora do contexto.  

Vejo neste cenário que o Governo que copiar (com as devidas adaptações) o modelo de pagamento da iniciativa privada está saindo na frente, inaugurando um novo step, estará inovando de fato (não em tecnologia, claro!). 

Abaixo mais um  tema, o NFC - Comunicação de Campo Aproximado (Near Field Communication), matéria publicada pela Gemalto. Esta variável,  juntando com muitas outras (por exemplo, a mudança de legislação de pagamentos de tributos e impostos no Brasil) pode auxiliar no desenho de um modelo de negócio.

Boa leitura!!!

Bia Lanza

O futuro do NFC| O toque mágico

Artigo publicado na revista The Review - número 1 - 2012
Author: Tasmin Oxford - Ilustração: Robin Boyden
A tecnologia NFC agora faz parte do setor de pagamento móvel, mas ela pode fazer muito mais e parece destinada a fazer parte de todos os aspectos de nossas vidas. Bem-vindo ao futuro. Apenas aproxime seu telefone para entrar a bordo.
Os últimos anos viram o perfil da comunicação de curta distância (NFC - Near Field Communication) crescer exponencialmente. Até agora, o pagamento móvel é o principal propulsor para as implantações da tecnologia NFC, com serviços de alto padrão sendo lançados em Cingapura; no Reino Unido por meio da Everything Everywhere e da Barclaycard, e, mais recentemente, a joint venture Isis formada pelas principais operadoras americanas, T-Mobile, AT&T e Verizon. Em todo o mundo, os smartphones habilitados com NFC e os cartões de pagamento sem contato já estão permitindo que os consumidores comprem pequenos artigos em um simples toque, enquanto os sistemas de transporte, tais como o Metrô de Londres, usam os bilhetes ativados por NFC para manter os passageiros em movimento.
Grande parte da publicidade que cerca a tecnologia NFC (inclusive nas edições anteriores da The Review) se concentrou apropriadamente nas propostas de pagamento, especialmente com os principais participantes, tais como operadoras de telefonia móvel, bancos, varejistas e, agora, o Google, implementando os serviços. É fato que o setor de pagamento móvel verá um crescimento em 2012 e as possibilidades para sua aplicação no mundo real são infinitas. No feira CES deste ano, a Intel anunciou um laptop ultrabook habilitado com NFC que não apenas permite pagamento de Comércio Eletrônico sem contato, mas, também, abre uma série de serviços de autenticação online. Em um futuro próximo, ao invés de carregar uma pilha de cartões comerciais, cartões de fidelidade, cupons, bilhetes e tickets de voo, tudo o que você precisará é de um dispositivo habilitado com NFC.
Debbie Arnold, Diretora do Fórum NFC, diz: “Pense sobre a interação digital nas pontas de seus dedos. Isto é a Internet no mundo real. Quando dois dispositivos com NFC se aproximam, eles podem conversar um com outro - e pode ser qualquer dispositivo, já que a tecnologia NFC permite a conversação bidirecional que seja compatível com as tecnologias estabelecidas sendo tanto flexível, quanto útil.”.
Leia mais em:
The Review - número 1 - 2012
The Review - número 2 - 2012

No comments:

Post a Comment

Bia Lanza agradece o seu comentário.